Por que Fazer Psicoterapia?

Escrever um Comentário   , ,

psicoterapia1Como sabemos, a Psicoterapia tem por objetivo “tratar” problemas emocionais e de ordem psíquica: ansiedade, depressão, insegurança, timidez, dificuldades de relacionamento, transtornos de personalidade, enfim, uma diversa gama de patologias.

 Apesar desse importante papel, (o de cuidar de doenças já existentes), a psicoterapia também pode ser apoio para o autoconhecimento e, atuar na promoção e prevenção da saúde emocional.

 Muitas vezes, não nos vemos como pessoa com “problemas”, mas temos uma profunda necessidade de sermos ouvidos. Podemos estar rodeados de pessoas, mas nem sempre, temos a sensação de sermos compreendidos.

  A psicoterapia nos propicia a oportunidade de sermos verdadeiramente ouvidos e, ainda mais importante, de nos ouvir. No corre-corre, do dia a dia, entramos em piloto automático e, acabamos não fazendo reflexões que são essenciais para o nosso bem estar emocional.

Neste sentido, a psicoterapia é um momento muito especial, reservado por você, para você, com o objetivo de ouvir-se e compreender-se melhor.

Por que será que ajo assim? Por que penso tão diferente do outro? Por que este ou aquele tipo de comportamento me desagrada tanto? São descobertas que podem fazer grande diferença em nossas vidas.

 Quando os significados e sentimentos, por trás das palavras, são “ouvidos”, (compreendidos), temos a chance de nos conhecer melhor e fazer conexões que não fazíamos antes. Na prática, isto significa aprender mais sobre mim, sobre as minhas emoções, sentimentos e comportamentos. 

 Podemos dizer que, a psicoterapia  é o passaporte para o autoconhecimento, para uma vida mais feliz, com escolhas mais acertadas, com menos estresse, e consequentemente, com menos sofrimento.

 Se necessário for, a psicoterapia também nos ajuda a promover mudanças significativas, sejam elas, internas ou externas, portanto, ajuda-nos a atender as nossas necessidades pessoais, promovendo consequentemente, o nosso bem estar pessoal.

  E, aí, já pensou em fazer psicoterapia? 

Eliane Orte André – Psicóloga Clínica – (Adulto e Infantojuvenil), Orientadora Profissional / Vocacional  CRP. 06/53384

Adicionar um Comentário