A música… uma das mais antigas formas de expressão da humanidade .
Se iniciarmos nossa leitura pela frase “formas de expressão”, já podemos imaginar a força que o “musicar” tem em nossas vidas.
Não precisamos ir muito longe, somente puxar um pouco pela memória e tentarmos lembrar quais músicas marcaram e fizeram parte significativa de nossa história e nos deparamos com devaneios, emoções, tristezas e conquistas, enfim , várias situações que somente por um momento de lembrança, já nos mostra o significado da melodia em nosso desenvolvimento.
A musica na vida das crianças tem também efeito envolvente, terapêutico e formador, pois através dela podemos desenvolver a sensibilidade, tranquilidade, relaxamento e aprendizado de muitos processos da infância. O musicar, tocar instrumentos, rimar, gesticular repetidamente, melhora a forma de falar, de se expressar, de entender o significado das palavras além de proporcionar o bem estar de se movimentar, rodopiar, coreografar, perceber seu próprio corpo, limites e capacidades.
Individualmente trabalha e melhora a timidez , a concentração, dificuldades de raciocínio e expressão e em grupos facilita a integração, socialização, colaboração, disciplina, criatividade,coordenação, a aceitação de si mesmo e do outro, além do entendimento em participar de atividades em equipes.
Podemos também observar o que a musica provoca em nossos pequeninos quando tocamos melodias infantis com toques suaves, sonorização de bichos, pássaros e da natureza.
A capacidade de percepção da criança na fase de formatação de sua personalidade facilita seu contato com a musica, pois nesta fase a criança esta aberta a todo tipo de estímulos que provoquem expressão de sentimentos, equilíbrio e felicidade. A musica contempla muito bem estes propósitos na infância, portanto inserir a música no mundo infantil pode resultar em indivíduos adultos sintonizados entre si e afinados com seus propósitos.
Linete L. Campos / Psicóloga clínica /Psicoterapeuta /Consultora Empresarial /Docente universitária / CRP.: 06/20843-1