Psicoterapia

Ao mesmo tempo em que, o mundo atual nos presenteia com avanços nas mais diversas áreas, também nos invade com suas inquietações, dúvidas e desejos. Aos poucos a violência invade o nosso dia a dia. O padrão estabelecido de felicidade é o da beleza, do “ter” e do “poder” que, gera em nós, um grande sentimento de angústia e mudanças de comportamento.

A nossa vida está em constante movimento. Passa por muitas mudanças, por “altos e baixos” e, nem sempre sabemos a melhor forma de lidar com determinadas situações.

A Psicoterapia é o atendimento prestado ao cliente/paciente, pelo psicólogo clínico. Consiste na busca de resolução de conflitos ou problemas psíquicos, a partir da fala ou conversa terapêutica. De que forma:

– Através da aceitação incondicional e escuta autêntica por parte do psicólogo, propiciando, ao paciente, ambiente acolhedor.

– Pelas intervenções do psicólogo que fará com que o paciente se perceba de forma mais clara, permitindo ajustes na sua maneira de como lidar com o mundo externo.

As sessões de psicoterapia acontecem em dias previamente agendados com o psicólogo e têm duração em torno de 50 minutos.

O processo de psicoterapia tem início e fim. Porém, a duração total do processo, dependerá das características de cada caso e das necessidades específicas de cada pessoa.

“O ser humano, (pessoa), é dotado de recursos internos que, se ativados adequadamente, conduzem à auto-realização”.

Objetivos da Psicoterapia:

– Propiciar apoio para superação de dificuldades emocionais, comportamentais e/ou cognitivas: choro excessivo, dificuldades de relacionamento interpessoal, traumas, crises, luto (perda), timidez, agressividade, compulsões por comida, vícios, medos, depressão, fobias, entre outros;

– Promoção da saúde e do bem estar: crescimento, desenvolvimento, maturidade, maior capacidade de enfrentar a vida;

– Apoio para o autoconhecimento.

A quem se destina a Psicoterapia?

A Psicoterapia pode beneficiar a todos, independentemente da idade. Adultos, crianças, adolescentes, idosos, todos podem fazer psicoterapia, desde que, apresentem predisposição para, e/ou, tenham alguma necessidade emergencial.

 Tipos Psicoterapia:

 

Crianças e a psicoterapia

As crianças, assim como os adultos, também podem apresentar dificuldades emocionais e/ou sofrimento psíquico.

Neste caso em específico, não terão a clareza do que está acontecendo com elas, mas apresentarão sintomas e comportamentos que denunciarão a necessidade de um acompanhamento psicoterápico.

Cabe aos pais e responsáveis, ao notarem mudanças drásticas de comportamento ou situações-problema no dia-a-dia da criança, buscarem ajuda para os seus filhos.

Na psicoterapia infantil os pais e responsáveis também serão co-participantes. Deverão trazer informações e contribuir para a melhora do paciente, (criança), sempre que forem solicitados pelo terapeuta.

Por que fazer psicoterapia?

Fazer psicoterapia é um ato de carinho e consideração por você mesmo.

É um momento especial dedicado a você, onde terá a possibilidade de entrar em contato com os seus conteúdos internos mais íntimos, solucionando crises e buscando maior equilíbrio emocional.

O maior benefício da psicoterapia é a melhora na qualidade de vida de maneira geral:

– a pessoa passa a se ver de forma mais autêntica;

– tem maior controle sobre os meus comportamentos e emoções;

– melhora a autoestima e, conseqüentemente melhora dos relacionamentos pessoais.