A Escolha Profissional


formado duvidaFazemos escolhas todos os dias de nossas vidas. Algumas são mais fáceis, outras nem tanto.

Quando vou às compras no supermercado, opto por alguns produtos de minha preferência. Ao comprar uma televisão ou um carro, escolho um modelo que acredito atender melhor às minhas necessidades.  E, assim, se dá a nossa vida, praticamente, uma sucessão de escolhas.

Partindo do pressuposto que a nossa felicidade está vinculada ao atendimento de nossas necessidades, podemos dizer que as escolhas pessoais são essenciais para uma vida saudável. Elas devem ou deveriam fazer parte de nossas vidas, desde que nos tornamos seres autônomos.

Um fato é inerente a qualquer escolha, todas as escolhas envolvem certo grau de risco. Podemos comprar um par de sapatos ou um perfume, por puro impulso, e depois de algum tempo percebermos que não era bem aquilo de que precisávamos e, que, não fizemos uma boa escolha. Porém, não nos sentimos tão angustiados, porque sabemos que a qualquer momento, podemos corrigir o erro e adquirirmos outros produtos que atendam melhor às nossas reais necessidades ou expectativas.

Quando falamos de casamento, por exemplo, o grau de dificuldade aumenta exponencialmente. Não é muito diferente, da escolha profissional.

A escolha profissional é talvez, a primeira grande escolha da vida das pessoas. Culturalmente, acontece ao final da adolescência e início da vida adulta, (ao término do ensino médio). De fato, o momento não é dos mais propícios para uma decisão tão importante. É um período cheio de tensões e mudanças, que promovem no jovem grande angústia e ansiedade.

Seguem, algumas dicas para se fazer a escolha profissional, de maneira mais assertiva e, que vá de encontro com as suas necessidades

  • Exercite o Autoconhecimento – Antes de qualquer coisa, olhe primeiro para si. Procure entender-se profundamente. Saiba realmente, quais os seus interesses, características pessoais (personalidade), habilidades e necessidades, para depois escolher o que mais se adequa ao seu jeito de ser e de encarar a vida. Lembre-se de que, estará pensando num projeto futuro para a sua vida, com o que irá trabalhar, em que ambiente, com que tipo de pessoas, e isso, não se faz tão rapidamente.

 

  • Não deixe a pressão atrapalhar. Não tenha pressa para escolher – muitos jovens saem numa disparada para entrar num curso superior, e acabam escolhendo qualquer coisa, apenas pelo simples fato de se obrigar a adentrar a uma faculdade no ano seguinte ao término do ensino médio. Talvez isso aconteça, porque todos os amigos irão, ou ainda, seja uma exigência da família. Tome cuidado! Você precisará estar convicto de que a sua escolha é a melhor para você e, para isso, leva-se um tempo.

 

  • Pense que a escolha é sua – a escolha profissional é pessoal e intrasferível. Nunca permita que outros escolham por você. Poderá ouvir e considerar os conselhos dos mais experientes, da família, dos amigos, mas ao final, A DECISÃO É SUA.

 

  • Conheça a fundo a profissão desejada – Analise profundamente a grade do curso. Busque palestras, artigos, notícias que contem sobre a profissão pretendida. Se possível, converse com profissionais atuantes nesta carreira. Tire dúvidas sobre os prós e contras da profissão. Conhecer o dia a dia na prática da profissão, o levará a ter mais segurança em relação à sua escolha.

 

Feito tudo isso, encontre coragem e escolha!

Com certeza, a coragem faz parte deste processo, porque precisará optar por apenas um curso e, abrir mão de muitos, muitos outros. Isso gerará uma ansiedade, no sentido de pensar que os demais cursos poderiam ser tão bons quanto ao que você escolheu, (o que é normal em qualquer processo de escolha, lembra?).  Mas talvez, você possa confiar que fez um bom trabalho e, por isso, está convicto de que é a melhor escolha, neste momento.

Boa sorte!!!!